quarta-feira, 20 de julho de 2011

Teste do SLUMP


Preparei essa sequencia de imagens para voces terem uma ideia de como é feito o teste do Slump.

1- Após descarregar 0,5m3 de concreto, coleta-se uma amostra de no mínimo 30 litros. Realiza-se a limpeza e o umedecimento do cone e da placa metálica. Esta placa deve ser bem nivelada, uma vez que, servirá de apoio durante a realização do teste. Posiciona-se o cone com a base maior para baixo, sobre a placa metálica e o profissional que está realizando o “slump test” apóia seus pés sobre as abas inferiores do cone, como pode ser visto na foto ao lado.

2- O cone é preenchido com a 1ª camada da amostra. São aplicados 25 golpes com a haste de socamento nesta 1ª camada. A haste deve penetrar toda a 1ª camada, atingindo sempre a parte inferior do cone.

3- O cone deverá ser totalmente preenchido com mais uma camada de amostra do concreto. A 2ª camada deve ser adensada com 25 golpes. A haste do adensamento deve atingir somente a 2ª camada, sem penetrar na 1ª camada.
Este procedimento repete-se para a 3ª camada.

4- Após a compactação da 3ª camada, o excesso de concreto é retirado e a superfície é analisada com a haste de adensamento ou com o auxílio de uma régua.

5- A partir daí, o cone é retirado cuidadosamente.

6- A haste é colocada sobre o cone e mede-se a distância entre a haste e o ponto médio do concreto.
OBS.: O valor do Slump deve ser em milímetros.

domingo, 17 de julho de 2011



Este radier, como já foi dito antes, vai em baixo de todas as sapatas, ele funciona como uma laje, transmitindo as cargas da sapata para o terreno. Apos o nosso concreto magro colocamos essa armação de ferro e concretamos 30 cm de concreto bombeado, para depois vir a sapata.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

SAPATA ISOLADA



Existem vários tipos de sapatas, a mais comum é a sapata isolada em forma de pirâmide, que é a ideal par a nossa obra. Elas serão amarradas umas as outras através de vigas de baldrame.

Em baixo de toda sapata tem que haver um concreto magro (seco), que serve para separar o fundo da sapata com a do solo, para que o solo não absorva água do concreto da fundação.

Ainda colocamos um radier entre o concreto magro e a sapata para dar mais firmeza, pois o solo do bairro não é muito firme.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CALCULO ESTRUTURAL


Esta relação de ferros acima, trata-se apenas do radier das sapatas. Como já disse antes, é muito importante que se faça o calculo estrutural de sua obra, pois ele irá trazer uma série de benefícios para sua obra, dentre eles ECONOMIA e SEGURANÇA. Economia porque ele irá dizer exatamente a quantidade necessária de materiais para sua obra e segurança porque todo calculo estrutural é dimensionado com base nas normas técnicas que por si só já são calculadas com coeficientes de segurança.

Qualquer pedreiro vai achar o calculo exagerado, ele pode ter ate 30 anos de estrada, mas ele está ali apenas para executar o projeto e não dizer isso ou aquilo sobre o cálculo, pois ele não tem noção de como as cargas atuam na estrutura.

Diminua um só ferro desses para ver oque acontece com sua estrutura.

terça-feira, 12 de julho de 2011

CANTEIRO DE OBRA


Nesta foto, estamos preparando o canteiro de obras, apesar de ser uma obra pequena, o canteiro deve estar de acordo com as normas e ter o mínimo de condições satisfatórias para os trabalhadores.
Abaixo vou citar algumas exigências que devemos seguir num canteiro de obras:

ÁREAS DE VIVÊNCIA:

1)  Instalações Sanitárias
(Um conjunto composto de lavatório, vaso sanitário e mictório, para cada grupo de 20 trabalhadores ou fração, um chuveiro, para cada grupo de 10 trabalhadores ou fração)
2)  Vestiário - Todo canteiro de obras deve possuir vestiário para troca de roupa dos trabalhadores que não residam no local. (Deve possuir armários individuais com fechadura/cadeado)
3)  Alojamento - para os casos em que houver funcionários que dormem no local.
4)  Local para as refeições - Deve ter capacidade para atender todos os trabalhadores, possuir lavatório nas proximidades e local exclusivo para aquecimento das refeiçoes.
5)  Cozinha - Quando houver preparo de refeições.
6)  Área de Lazer - Para recreação dos trabalhadores alojados (podendo ser usado o local de refeições para este fim).
7)  Ambulatório - Para obras com mais de 50 trabalhadores

ESCRITÓRIOS E DEPÓSITOS

Compõem-se, geralmente, de dependências para a administração da obra (Sala engenharia, estagiarios, segurança no trabalho, ambulatório, sala de reuniões etc)

ALMOXARIFADO

De preferência separado dos escritórios e localizados próximos as entradas de modo a permitir uma fácil distribuição dos materiais pelo canteiro.
-----------------------------------------------------------------------
Aí está um resumão sobre canteiro de obra, se quiser se aprofundar mais sobre o assunto, consulte a NR 18 no link abaixo.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

SAPATA


         Vejam o tamanho dessa sapata, essa é a menor ainda por cima, se não me engano essa deve ser a de 1,20m x 1,80m com 2,00m de altura.
         É muito importante, antes de qualquer coisa, fazer uma sondagem para saber o que temos embaixo do terreno, cada local tem um solo diferente, nenhum engenheiro é capaz de saber sem uma sondagem, a não ser que ele  tenha construído no terreno ao lado. 
      Outra coisa muito importante também é o calculo estrutural, o cálculo estrutural tem objetivo o  dimensionamento de estruturas de uma obra, para permitir que a mesma atenda à sua função de estabilidade da construção, sem entrar em colapso e sem deformar ou vibrar excessivamente. 
         De forma simplificada, é a aplicação da mecânica dos sólidos e da resistência dos materiais ao projeto de edifícios, pontes, muros de contenção, barragens, túneis, plataformas de petróleo, navios, aviões, automóveis e outras estruturas. Dentro destes limites (precisamente definidos pelas normas técnicas), o Calculo Estrutural almeja o melhor uso dos materiais disponíveis e o menor custo para construção e manutenção da estrutura, ou seja a otimização de materiais, a quantidade exata.